Meninas de Bethânia


Marias de Bethânia

Desde a barriga da minha mãe que escuto Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Elis Regina, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Zé Ramalho, Elba Ramalho e tantos outros. Mas de todos esses minha mãe era mais apaixonada por Caetano, me fazia cantar as músicas de todos, mas as primeiras músicas que aprendi a cantar foram de Caetano, era um chamego com esse Caê... Mas quando fui crescendo fui tendo meus próprios gostos musicais, e ao invés de seguir o rumo "caetânico" segui o rumo MARIA BETHÂNIA de viver. Porém nunca fui fã como sou agora. Comecei a ser fã de MARIA BETHÂNIA mesmo com meus 17 anos de idade. Não sei o mês, não sei o dia, só sei que ela tava lá, que ela já fazia parte de mim desde sempre, e parece que já nos conhecemos, que já nos vimos, é uma cumplicidade sem tamanho. Essa coisa de ser fã é meio louco, você ama uma pessoa sem jamais ter visto, sem jamais ter tocado, mas você a ama pelo simples fato dela existir e te fazer um bem gigantesco, e ela não sabe de nada disso. Mas quem sabe um dia eu não possa dizer a MARIA BETHÂNIA o quão fundamental ela é na minha vida.

Yasmim Marinho, 19 anos
Feira de Santana - BA



Eu nem sei quando MARIA BETHÂNIA entrou na minha vida nem como, quando vi, ela já tava lá. Eu acho que é porque quando um trabalho é feito de corpo e alma, contagia a todos que estão abertos às emoções que a verdadeira arte proporciona. E MARIA BETHÂNIA tem muito disso, dessa entrega, da fé na sua própria verdade, na sua arte. Pessoas assim me fascinam!

Marinna Cortez, 18 anos
São Paulo - SP


Como boa viciada em internet que sou tudo que sei sobre MPB, e qualquer outro gênero da música brasileira, aprendi pelo computador, e foi justamente assim que "conheci" a BETHÂNIA. Conhecer de ouvir falar é bem diferente de conhecer sendo fã, lógico, e eu lembro que eu só precisei escutar Reconvexo pra instantaneamente virar fã. É, foi tudo um processo muito rápido. Não sei o que me chamou a atenção e, na verdade, a gente nunca sabe, pois não tem como explicar racionalmente o porquê de você gostar tanto daquele artista e porque a voz, o jeito, o olhar te transmite uma sensação tão grande de bem estar. Por um motivo muito estranho você se sente conectado àquela pessoa que nunca, sequer, viu pessoalmente e isso é bom porque preenche seus dias, te deixa feliz e vivo.

É... Maria Bethânia mal sabe das pessoas que tira da sobrevivência, e faz viver!

Júlia Gírio, 16 anos
Brasilia - DF



MARIA BETHÂNIA entrou na minha vida quando ouvi pela primeira vez a canção que Caetano fez pra ela. Quando eu ouvi aquela frase : "Maria Bethania please send me a letter I wish to know things are getting better. Better, better, Beta, Beta, Bethânia"... isso me soou tão puro, tão transcendental que eu precisa saber quem era "aquela mulher" que inspirava tal letra e tal emoção , Maria Bethânia não é daqui, às vezes sinto que ela está na frente e isso é totalmente visível quando canta. A “entrega” dela no ritmo e nas letras fortes das canções e aquela voz que te joga pra um espaço de esperança de que as coisas vão melhorar!

Estamos na era limiar da Pós-Modernidade e ao meu redor vejo muitas banalidades e me sinto completamente inteligente por gostar e ter acesso a literatura, poemas e músicas de boa qualidade. Agradeço aos meus pais por me privarem de certas coisas que na época pareciam tão importantes, mas que hoje em dia me fizeram dar valor ao que realmente é belo. Às vezes penso se o mundo merece a pureza de Maria Bethânia e ainda não estou certa disso, mas enfim, ela está aí nos trazendo essa paz, nos dando o privilégio de ter sua arte e sua voz. 

Se um dia eu puder encontrá-la, talvez ficasse muda diante de tanta beleza e genialidade, nada que eu falasse ou o pensasse seria suficiente pra expressar o que sinto pela sua arte e pela sua existência. Obrigado MARIA BETHÂNIA por você existir na minha vida! 

Kassia Bossatto, 19 anos
Vitoria - ES

  
Amar MARIA BETHÂNIA é uma coisa natural. Porque ela é natural. Nada é forçado e toda a arte dela tem um motivo bem maior do que apenas cantar e se apresentar. É por isso que BETHÂNIA encanta tanto, porque ela faz tudo com a alma, com a verdade refletindo nos olhos. Impossível não amar alguém assim! 



Brenda Amaral, 19 anos
São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário